Vela Adaptada...

VELA PARA TODOS!

Associação Portuguesa de Vela Adaptada

Início      Actividades      Fotos    Notícias   Contactos    Tempo    Arquivo

ACTIVIDADES REALIZADAS

VILAMOURA

Entre 1 e 3 de Março de 2003, em Vilamoura, Algarve, teve lugar o tradicional

TORNEIO INTERNACIONAL DE VELA DO CARNAVAL

1º Encontro Nacional de Vela Adaptada

De entre as várias classes de vela ligeira, pela primeira vez realizou-se uma regata com os barcos - ACESS 2.3 - um individual e 6 de dois lugares.

O Access 2.3 individual é servo assistido - a vela e o leme são manobrados através de motores eléctricos, permitindo que um tetraplégico navegue em perfeita autonomia.

O Access de dois lugares, são manuais, mas... um já foi engenhosamente adaptado de forma a que o leme possa ser comandado também por um tetraplégico.

Algumas fotos desta "aventura"  podem ser vistas na página "fotos".

O tempo esteve magnífico.

Sobre esta "regata/encontro" pode dizer-se que validou o empenho e esforço de todos aqueles que tornaram este sonho uma realidade - a "Vela em Portugal para todos" ! Abriram-se cominhos que importa percorrer.

Ficou bem claro que não é complicado fazer vela com deficientes, mesmo tetraplégicos, em perfeito ambiente de autonomia - fazer Vela, não levar alguém a passear de barco.

Aqui fica um obrigado a todos aqueles que acreditaram no projecto e que criaram condições para tornar este sonho uma realidade - FPV, ARVN, CNFafe, CERCIFAF, CERCINA, SCP, CNL, CIMAV, ARVS, e muitos anónimos..

(FOTOS)


Faculdade de Ciências do Desporto do Porto

Na próxima segunda-feira, dia 24 de Março, os estudantes da Faculdade de Ciências do Desporto do Porto comemoram o Dia “D”, um espaço dedicado a todas as modalidades adaptadas.

A Associação de Vela Adaptada está presente com algumas embarcações que vão ser colocadas na piscina. Será feita uma demonstração da forma como com grande segurança se pode velejar mesmo que haja algum handicap.

Bruno Valentim, Presidente da APVA, entre outros praticantes estará presente neste encontro preparado com muita atenção pelos futuros professores de desporto.

No passado fim-de-semana, 15 e 16 de Março, os velejadores que integram a Associação Portuguesa de Vela Adaptada, com sede no Posto Náutico da Associação Regional de Vela do Norte, estiveram presentes na Feira Náutica de Vigo fazendo uma demonstração da forma como velejam.

Ana Lima, Comunicação & Marketing, Lda

Fonte:myskipper.com


Viana do Castelo

A convite da Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares (http://www.apn.rcts.pt) e com o apoio do Clube de Vela de Viana do Castelo, a APVA - Associação Portuguesa de Vela Adaptada - realizou uma demonstração em Viana do Castelo, no passado dia 25 de Maio. As palavras são poucas para descrever o entusiasmo vibrante vivenciado por todos os participantes que, desta forma tiveram o seu baptismo de mar. Num espaço de aventura, em ambiente de tensão agradável, foi uma super-agradável manhã que deixou saudades e desejos de voltar a navegar. As condições de acessibilidade são óptimas, o Clube Naval de Viana, sabe receber bem! Havemos de voltar a Viana...

No site da APN, em - ALBUM DE FOTOS - ENCONTRO DE VIANA DO CASTELO 2003, podem ver-se fotos deste encontro

(FOTOS)


FIGUEIRA DA FOZ

No passado Dia 1 de Junho, a APVA deslocou-se ao Clube de Vela da Figueira da Foz. Depois de uma sessão de apresentação da Vela adaptada, acompanhada com um filme em DVD, fomos para a água. Estava um dia chuvoso, mas nem por isso deixamos de navegar. foi uma agradável tarde que deliciou os presentes. Ficamos convictos que o Clube de Vela da Figueira da Foz vai também investir na vela adaptada.


DesPORTO sem barreiras

Integrado no programa de actividades desportivas apoiadas pela Câmara Municipal do Porto - DesPORTO sem barreiras - No dia 7 e Junho, SÁBADO, entre as 14H30 e as 17H30, realizou-se uma sessão/demonstração, no Cais do Ouro, no Porto (entre a Ponte da Arrábida e os Pilotos da Barra). (FOTO)

In JN, Edição Nacional, Domingo, 8 de Junho de 2003

Barreiras arquitectónicas motivam continuadas reacções de descontentamento.

Tem 28 anos, vive em Gondomar, é agente de segurança privada e nos tempos livres pratica basquetebol. O acidente de automóvel, que o condicionou a uma cadeira de rodas, não privou Franck Jesus de praticar desporto sem qualquer dificuldade.
Ontem, no Cais do Ouro, no Porto, atendendo ao conselho do seu terapeuta, Franck experimentou mais uma modalidade desportiva, a vela adaptada para deficientes.
"A experiência vale por si, pelo contacto com a água e pelo convívio", dizia. "É uma actividade que se recomenda, porque ajuda o deficiente a perceber que não está assim tão limitado à cadeira de rodas", garantia Franck Jesus.
Sónia Cabral, de 40 anos, mora no Porto e é nutricionista. Já praticou atletismo e basquetebol, mas actualmente só se dedica à natação. O gosto pela água levou-a a experimentar a vela adaptada. "Esta iniciativa é óptima, uma vez que nos permite alargar o leque de escolha, ao nível do desporto, normalmente muito limitado".
Franck Jesus e Sónia Cabral integraram um grupo de dezenas de pessoas com deficiência, que praticaram vela adaptada, ontem, no Cais do Ouro, através do programa "DesPorto sem barreiras", apoiado pela Câmara Municipal do Porto.
O programa começou em Maio e irá prolongar-se até Outubro, promovendo, todos os meses, uma actividade diferente, apoiada por determinada instituição. "Visamos incentivar o convívio entre desportistas com algum tipo de dificuldade, e divulgar modalidades ligadas ao desporto adaptado", explicava Paulo Cutileiro, vereador do Desporto no município do Porto.
Este mês, a iniciativa foi apoiada pela Associação Portuguesa de Vela Adaptada, e o presidente, Bruno Valentim, aproveitou a ocasião para denunciar a falta de infra-estruturas essenciais para esta nova prática desportiva. De resto, muitas foram as vozes de descontentamento que soaram durante o evento. O incumprimento da legislação e o desleixo das autarquias na resolução de problemas relacionados com as barreiras arquitectónicas são a maior causa da indignação das pessoas com deficiência."

Daniela Sousa


 

CERCIFAF - 1ª saída para o mar

No passado dia 19 de junho de 2003, de manhã, houve um baptismo de mar. Alunos da CERCIFAF, acompanhados da sua monitora, tiveram a sua 1ª aventura no mar. Foi em Leixões. Estava muito sol e... pouco vento; foi uma agradável manhã que deixou  algum sabor a pouco e muita vontade de voltar e continuar a navegar.(fotos do evento.)


CAIS DE POMBAL - MEDAS - GONDOMAR

No passado fim de semana 21/22 de Junho de 2003, a convite do Clube de Mar da Escola E.B. 2,3 de Medas, fomos até o Rio Douro. No Cais de Pombal, em Medas, mesmo ao lado da Marina de Pombal, fizemo-nos à água. Estiveram presentes alguns deficientes e seus familiares de Gondomar. Foi mais uma oportunidade de conhecer mais "gente boa". Navegou-se bastante. 

Cláudio, um ex-atleta de canoagem, agora tetraplégico, após uma aula de 30 minutos, não resistiu à tentação de saborear a aventura de voltar a flutuar,  navegando em solitário! Comandando o pequeno ACESS 2.3 com joystick, parecia um experiente velejador de longa data. " Se maior fosse o dia... maior teria sido a romaria...!!!  " Foi um fim de semana em beleza, para continuar nos próximos.

(fotografias desta actividade)


Vilamoura BOAT SHOW 2003

Decorreu em Vilamoura a "Boat Show 2003". No stand do CIMAV esteve exposto um Access 2.3, bem como informação variada sobre a Vela Adaptada. O Access, bem como o projecto, despertou o interesse por parte de muitos visitantes. (FOTOS)

Luis Nadkarni, Vela Adaptada/CIMAV


CRUZEIRO DO TEJO

Nos dias 28 e 29 de Junho 2003, o Clube Náutico da Boa Esperança realizou-se o "CRUZEIRO DO TEJO", em ACESS 2.3 . Foi uma festa.  Esta actividade teve uma cobertura televisiva na SIC.  Contamos brevemente disponibilizar mais informações sobre esta actividade.


PÓVOA DE VARZIM

"O mar está sempre presente na alma do Poveiro; ele é a personagem central da cidade que se estrutura em função da sua presença. Nele o poveiro encontra o sustento, o lazer, a animação e a tranquilidade."

(in site da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim)

Inserido nas comemorações do "Ano Europeu das Pessoas com Deficiência", realizadas pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, realizou-se, no dia 8 de Julho, de manhã, no Posto Náutico do Cube naval Povoense, uma sessão de apresentação de VELA ADAPTADA, em Access 2.3.

Participaram nesta actividade os alunos do MAPADI. Para além de técnicos e dirigentes do MAPADI, esteve presente o Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim bem como técnicos do pelouro do desporto. 

A Póvoa de Varzim, é uma terra de mar... desafio sempre presente que faz apetecer viver aventuras! Os alunos... bom... não há palavras para descrever o entusiasmo, os sorrisos... ! eles mesmo puderam experimentar a sensação de governar um barco!

O entusiasmo foi contagiante! Alunos, técnicos e até mesmo o Vereador não conseguiram esconder no seu sorriso o encanto que lhes despertou esta actividade - VELA PARA TODOS - mais uma barreira deitada abaixo.

Um agradecimento ao Clube Naval Povense, em especial na pessoa do seu Presidente, Paulo Neves.

(FOTOS)


NAZARÉ

REGATA ACCESS ( Vela adaptada ) - 26 de Julho de 2003

A Regata Nazaré Access surgiu como uma iniciativa no âmbito do Ano Europeu da Pessoa com Deficiência, tendo tido como objectivo promover esta modalidade desportiva (vela adaptada), sensibilizar as pessoas para a sua prática desportiva - vela acessível para todos ( com e sem deficiência), e divulgar esta modalidade como mais um importante meio de promover a cooperação entre pares e a integração.

A regata incidiu num encontro de embarcações da classe Access e decorreu no dia 26 de Julho de 2003, na Marina da Nazaré. 

Entidade Promotora: Governo Civil de Leiria.

Entidade Responsável: CERCINA - Cooperativa de Ensino e Reabilitações de Crianças Inadaptadas da Nazaré.

Comissão Organizadora: CERCINA e Clube Naval da Nazaré.

Colaboração: APVA - Associação Portuguesa de Vela Adaptada, ARVC - Associação Regional de Vela do Centro, CMN - Câmara Municipal da Nazaré, IPC - Instituto Portuário do Centro, CPN - Capitania do Porto da Nazaré, BVN - Bombeiros Voluntários da Nazaré.

(logo que possível estarão disponíveis fotos da actividade)

Sónia Leal.


VISEU - 12 de Setembro 2003

Na Barragem da Aguieira, perto de Viseu, realizou-se uma actividade de divulgação de Vela Adaptada, no dia 12 de Setembro de 2003. Esta actividade, realizada em colaboração com a Câmara Municipal de Viseu e a APPC, desenvolveu-se durante todo o dia. Estava um dia lindo e valeu a pena. Estiveram presentes os Bombeiros de St. Combadão que prestaram o seu carinhoso apoio às actividades aquáticas. Como não há bela sem senão... para além de estarem presentes para prestar apoio, o que se agradece, não se pode deixar de lamentar a insistente presença do helicóptero, também dos bombeiros, que "teimaram" em fazer o seu exercício de salvamento a escassos 50 metros do local onde tínhamos os barcos à vela, apesar de lhes ter sido pedido, pelos bombeiros que estavam em terra connosco, que se afastassem um pouco; espaço era o que não faltava...

(FOTOS)


AJUTEC/NORMÉDICA (Matosinhos)

A APVA esteve presente, pela primeira vez,  na NORMÉDICA - Feira da Saúde e AJUTEC - Feira Internacional de Ajudas Técnicas e Novas Tecnologias para Pessoas com Deficiências, que se realizou, de 18 a 21 de Setembro de 2003, na EXPONOR - Feira Internacional do Porto (www.normedica.exponor.pt)

Esta feira é dirigida não só a profissionais relacionados com as referidas áreas como  ao público em geral.

No Pavilhão6, num stand com 48 m2, estiveram expostos dois ACESS 2.3, um duplo e outro, individual servo-assistido. Através de uma apresentação multimédia divulgou-se a actividade da APVA. Foram distribuídos também panfletos informativos. Mais informações, sobre esta actividade, contactar: David Peres (Tlm 91 470 37 68).                                                   (FOTOS)

David Peres


Campeonato do Mundo 2004 na Classe Liberty, em solitário, Melbourne, Austrália

 

MAIS NOTÍCIAS EM LIGAÇÕES